Entidades empresariais, Assembleia Legislativa e Secretaria de Turismo discutem medidas para incentivar o turismo regional

Ações de incentivo ao turismo regional pós-pandemia foi o tema da reunião de trabalho realizada nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa.

  Conduzida pelo presidente do Parlamento, deputado Ernani Polo (PP), o encontro teve a participação do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rodrigo Lorenzoni, da vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan e do CEO do grupo, Ronald Krummenauer, além de lideranças de entidades empresariais.

 “O câmbio do euro e dólar acaba por fortalecer o turismo regional, aquele que se dá em torno de 300 e 500 quilômetros, vai se fortificar muito, em um futuro próximo. Precisamos, portanto, apostar neste segmento”, argumentou a vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, mencionando que os setores de turismo e lazer já começaram a tomar um caminho de retomada.

Para o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, o incentivo ao turismo é fundamental para a recuperação do Rio Grande do Sul como um todo: “Precisamos estimular aquilo que gera emprego e renda para o Estado. O setor do turismo é um dos que mais pode ajudar no resgate da nossa economia”, lembrou.

O presidente da Assembleia afirmou que o setor diante da pandemia, foi duramente afetado pela crise. Segundo Ernani Polo, está sendo finalizada a construção de uma campanha publicitária como alternativa para contornar a grave situação da área do Turismo no RS.

De acordo com o presidente, as áreas que envolvem turismo, eventos e cultura de um modo geral, somam um número significativo de empregos formais e informais. “Pensando no volume de empregos prejudicados com a crise gerada pelo coronavírus, no final do mês de outubro de 2020, tivemos a ideia de desenvolver uma campanha focada no setor, para ser lançada em dezembro, momento em que a pandemia estaria controlada. Porém, não foi o que aconteceu. Ao contrário do que parecia, os casos de contaminação pela doença aumentaram ao invés de diminuir e não tivemos como levar a ideia adiante”, lembrou.

No atual momento, entretanto, o deputado explicou que as ações de recuperação do setor já estão alinhadas e, assim que possível, poderão ser aplicadas imediatamente, para que os gaúchos conheçam as potencialidades do Rio Grande.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, o trabalho em conjunto que vem sendo realizado em parceria com o Parlamento, tem sido decisivo para a recuperação do setor. “Já captamos, via Ministério do Turismo, 500 mil reais para aplicar em ações que fortaleçam este ramo que agrega tantos outros”, manifestou.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abrav), João Augusto Machado, disse que o turismo foi uma das áreas que mais sofreu com a pandemia, mas que aposta na união entre os poderes e as entidades para a criação de ações que ajudem a recuperar os trabalhadores da área.

A presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fernanda Tartoni, relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor em função da pandemia e apostou na veiculação da campanha nas redes sociais como uma boa forma de disseminar a ideia de turismo local.

 O coordenador técnico na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Nascimento, disse que a primeira coisa a ser feita é incentivar que as pessoas usufruam do local onde vivem, o turismo local. “Turismo é um ecossistema que emprega muitas pessoas, gerando emprego e renda. E, neste momento, a possibilidade de recuperação reside no turismo local”, afirmou.

O secretário executivo do Departamento de Turismo, Marcos Mattos, que participou de forma remota, lembrou que além da campanha de retomada do turismo, é preciso que haja uma articulação para buscar recursos junto ao governo federal para a veiculação da campanha, tanto nos veículos de comunicação quanto nas redes sociais. O grupo irá se reunir posteriormente para alinhar ações para dar continuidade ao desenvolvimento da campanha.