A prefeitura de Porto Alegre lançou o programa de inovação Creative nesta quinta-feira (dia 4), na sede do Instituto Caldeira. No evento, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, assinou o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) que institui o Creative e será protocolado na Câmara Municipal para início da tramitação.
“O projeto apresentado pela prefeitura é sem dúvida um marco no desenvolvimento econômico de Porto Alegre. Ele traz uma nova perspectiva para as empresas de tecnologia, sobretudo, para aquelas que hoje não encontram amparo na legislação atual”, avaliou o vice-presidente do Transforma RS e CEO da empresa 4all, José Renato Hopf.
De acordo com Hopf, os negócios ganharão em competitividade e a Capital dos gaúchos passa a ser mais atrativa. “O prefeito Sebastião Melo, o vice Ricardo Gomes e suas equipes estão de parabéns pela sensibilidade e pelo compromisso com o ambiente empreendedor demostrados por essa iniciativa”, destacou.
O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, afirmou que o objetivo é “fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, além de difundir a cultura do conhecimento e inovação de setores estratégicos de alta tecnologia no Município de Porto Alegre. Este é também um incentivo para a cultura e ciência, visto que permite ampliar o debate da inovação e também aproximá-lo da sociedade”.
O evento contou também com a presença do vice-presidente do Transforma RS, José Galló, juntamente com representantes do Legislativo e Executivo municipal, de universidades e institutos de pesquisa e inovação.
Benefícios
O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, afirmou que “para a atração de empresas e geração de emprego e renda, serão reduzidas para 2% as alíquotas de ISS”.
Fantinel esclareceu ainda que o benefício será disponibilizado para as empresas que obtiverem enquadramento e aprovação de seus projetos, mediante certificação, junto ao programa Creative.
Setores estratégicos
Para o secretário municipal de Inovação, Fernando Mattos, o fortalecimento das empresas de base tecnológica, de pesquisa, desenvolvimento e ciência de dados é o pilar para a exponencialidade dos negócios.
Os setores de alta tecnologia são o foco da iniciativa. Entre eles estão: fabricação e desenvolvimento em sistemas de telecomunicações, fabricação de equipamentos e serviços de informática, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, design em sistemas de tecnologia, laboratórios de ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e de automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, novos materiais e tecnologias em saúde e em meio ambiente.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Mateus Raugust/PMPA