Em meio a um cenário de pandemia, o dia do trabalhador desse 1º de maio de 2021, talvez não seja uma data para comemorar, mas para refletir e se reinventar. Dados mais recentes do IBGE mostram que, em fevereiro de 2020, o número de pessoas sem ocupação era de 11,6% no Brasil. Em fevereiro de 2021 esse percentual subiu para 14,4%. A falta de emprego indica os efeitos da crise que afeta o mundo inteiro e exige transformação.
Algumas situações que levariam anos para mudar, ocorreram em apenas alguns meses, como a incorporação da tecnologia nos afazeres mais cotidianos. São mudanças que vieram para ficar e impactam diretamente no mercado de trabalho. Até o final de 2019, o escritório era o local de trabalho. A partir de 2020, as pessoas perceberam que conseguem trabalhar de casa, conectadas pela internet de qualquer parte do mundo.
O emprego tradicional, com carteira assinada e registro de ponto pode estar escasso, mas trabalho sempre existirá. Um novo mundo está surgindo no pós-pandemia, com novas oportunidades. É preciso ter capacidade para reinventar a forma de produzir renda, que vai além do emprego formal, e buscar aperfeiçoamento.
Debates da edição do Fórum Econômico Mundial, realizado virtualmente em janeiro, apontaram que o futuro do trabalho já chegou e existe uma lacuna de habilidades que precisam ser preenchidas. Uma pesquisa do Fórum feita com a consultoria PwC mostrou que a ocupação destes novos espaços de trabalho poderia impulsionar o PIB global em US$ 6,5 trilhões até 2030, criando 5,3 milhões de trabalhos extras.
Para governo, empresas e trabalhadores o desafio é pensar em um futuro com sociedades e economias mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.
Confira as 10 habilidades mais importantes até 2025:
1- Pensamento analítico e inovação
2- Aprendizagem ativa
3- Resolução de problemas complexos
4- Pensamento crítico e análise
5- Criatividade, originalidade e iniciativa
6- Liderança e influência social
7- Uso, monitoramento e controle de tecnologia
8- Projeto e programação de tecnologia
9- Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade
10- Raciocínio, resolução de problemas e ideação