Raquel Teixeira participou de reunião virtual com empresários do Transforma RS
“Nós estamos criando um país de bonsais, atrofiando a capacidade das crianças de aprender. No futuro, não teremos gente qualificada para empreender ações na área econômica, ambiental, social, tecnológica e cultural”. A afirmação foi feita pela secretaria de educação do Governo do Estado, Raquel Teixeira durante uma reunião com integrantes do Transforma RS.
No encontro virtual, Raquel pontuou a realização de um diagnóstico de aprendizado dos alunos para formular propostas de modernização da Educação no Estado. Para a Secretária, a sala de aula hoje é muito complexa e carente de conceitos novos. O ensino médio precisa ser inovador e protagonista. “O educador não é mais o fornecedor de aula, ele tem que ser cada vez mais o mediador da aprendizagem e do sucesso. O RS está atrasado nesse processo”, afirmou.
Sobre a paralisação das aulas durante a pandemia, Raquel citou o estudo da Fundação Getúlio Vargas que mostra que esse ano de escolas fechadas causa até quatro anos de atraso escolar. “Isso tem impacto na formação de jovens, que não estarão preparados para enfrentar o mundo do século 21”, lamentou.
Entre as alternativas abordadas pelos empresários está um planejamento de educação a longo prazo, que fique de posse da sociedade civil e seja cobrado e fiscalizado. “Um pacto pela educação seria um presente para o Rio Grande do Sul”, disse Raquel afirmando que precisará do apoio dos empresários gaúchos.