Desenvolvimento: entre o hoje e o amanhã

O desafio de ampliar o desenvolvimento de estados e municípios passa pela realização de projetos estruturantes e ações com visão de futuro. São pontos fundamentais, mas que precisam andar lado a lado das questões que impactam no dia a dia da sociedade.

A melhora do ambiente de negócios com menos burocracia e a ampliação da infraestrutura, por exemplo, são complexas e levam tempo. Claro que devem constar no planejamento e na articulação do executivo e legislativo. No entanto, há problemas que precisam ser atacados de forma imediata, pois são eles que interferem diariamente na vida da população.   

Identificar estes problemas e ter uma boa gestão dos mecanismos de resposta podem fazer muita diferença no andamento da cidade. Pequenas soluções de curto prazo contribuem para a qualidade de vida dos cidadãos, que sentem os efeitos de onde habitam e circulam. Além das melhorias práticas, há ainda o fortalecimento do espírito de comunidade, pertencimento e identidade com o bairro, a cidade e o estado.

São iniciativas como a conservação de espaços públicos, modernização de escolas e postos de saúde, pavimentação de ruas, restauração e limpeza de praças, eficiência no sistema de mobilidade.

Para isso, o primeiro passo é a organização de procedimentos internos em secretarias estaduais e municipais, que precisam rever seus processos para modernizá-los e dar transparência.

Com a compreensão de que esse desafio pede mudanças profundas e constantes no pensar e agir, o Transforma RS atua no Rio Grande do Sul em três eixos estratégicos: Dia a Dia, Estruturante e Futuro.

Na prática, significa apoiar e propor ações que promovam uma melhor gestão das demandas da sociedade, bem como fazer a articulação técnica e política de projetos necessários à competitividade. Outra frente está na disseminação de uma cultura empreendedora baseada na inovação.

O posicionamento da instituição leva em consideração o contexto dos impactos das novas tecnologias, que vêm mudando o mundo na forma de viver, produzir e consumir.

Ronald Krummenauer

CEO do Transforma RS – Hub Colaborativo