O maior reconhecimento do Sul do Brasil no segmento registrou o número mais expressivo na história do projeto, além de condecorar a Personalidade Competitividade Internacional 2021
A cerimônia de premiação da 49ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, aconteceu na noite desta quinta-feira (23) na Casa NTX, em Porto Alegre. Foram reconhecidas 63 empresas na oportunidade, número mais expressivo na história do projeto. No evento, que destaca as organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador, também foi entregue a distinção Personalidade Competitividade Internacional 2021 ao diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.
De acordo com o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, as exportações do Rio Grande do Sul se mantiveram ativas e o fluxo de comércio permaneceu constante, apesar de todos os desafios impostos a todos nós ao longo dos últimos meses. “Em 2020, exportamos 14 bilhões de dólares. De janeiro a agosto deste ano, já exportamos 13,6 bilhões de dólares. Na noite de hoje, premiamos, merecidamente, a diversidade, a riqueza, a competitividade e a competência das empresas exportadoras gaúchas”, relatou Forest. Já o presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann, relata que o prêmio gera um círculo virtuoso que se retroalimenta e, cada vez mais, inspira o mercado exportador gaúcho: “Marcamos a 49ª edição do Prêmio Exportação RS, são diversas empresas agraciadas e personalidades homenageadas. Nossa expectativa é enorme para o projeto dos 50 anos de prêmio exportação, em 2022”, afirmou.
Caio Vianna, diretor-presidente da CCGL, recebeu o prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2021. A distinção tem como objetivo enaltecer lideranças que realizam ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado exterior. “Reforço a convicção de que o agronegócio gaúcho tem muito a entregar para a nossa sociedade. Em 2000, a safra de soja do Rio Grande do Sul era de 5 milhões de toneladas. Em 2010, ultrapassou 10 milhões de toneladas. E hoje, passamos de 20 milhões de toneladas. No último ano, nos tornamos o segundo maior estado produtor de soja, que é o principal produto da nossa pauta exportadora. Nossas cooperativas estão na base, ao lado dos produtores, e na ponta, nos terminais em Rio Grande, prestando todo o apoio para que as operações sejam finalizadas de forma adequada”, pontuou Vianna.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), UFRGS e Transforma RS.
O evento contou com patrocínio do Badesul, Banrisul, BRDE, CFL, Portos RS e PWC. Além do apoio da FIERGS, Banco do Brasil, Brascril, Dinamize, Euro América, Querosene, Sebrae, Traduzca e Transcontinental.
Confira os agraciados do 49º Prêmio Exportação RS em 2021:
Destaque Avanço Global
– Marcopolo
– Randon Implementos
– Dekoland
– Kappesberg
Destaque Empresas Comerciais Exportadoras e Trading Companies
– South Service Trading S.A
Destaque Inovação Tecnológica
– CCGL
Destaque Mercadológico
– Schio
– Docile
– 3tentos
– TERMOLAR S.A.
– BRASKEM
– Mega Embalagens
– STIHL
Destaque Pequeno Desbravador Internacional
– America Leather
– CASA DA SERRA EXPORT
– Cachorreiros
Destaque Serviços de Suporte à Exportação
– AD SHIPPING
– INTERLINK CARGO
– Euro-América
– Afianci Global Networking
– PIBERNAT LOGÍSTICA
– SAGRES
– Scala Logística
– Banrisul Armazéns Gerais S/A
– DORAGROUP INTERNATIONAL
– WILSON SONS UNIDADE TECON RIO GRANDE
Destaque Serviços Exportados
– ARB.Legal | Advocacia Rocha Baptista
– Druzina Content
Destaque Setorial
Agropecuário
– Tergrasa
– Termasa
Alimentos
– Nutrire
– Dubai Alimentos
– COOPERATIVA LANGUIRU LTDA.
– Conservas Oderich
– RAR
– Peccin
Bebidas
– Fante Bebidas
– Vinícola Aurora
– Cachaçaria Weber Haus
Calçados, Couros e Artefatos
– WELLOUR
– PICCADILLY
– CALÇADOS BEIRA RIO S.A.
Eletroeletrônicos
– TDK
– AEL SISTEMAS
Madeiras e Derivados
– SENA MADEIRAS
– CMPC
Máquinas e Equipamentos
– Kepler Weber
Máquinas e Implementos Agrícolas
– VENCE TUDO
Metalúrgico
– Ferramentas GEDORE do Brasil S/A
– MAXIFORJA COMPONENTES AUTOMOTIVOS LTDA
– TAURUS ARMAS
Móveis
– Doripel Móveis
– Unicasa
– MADESA MÓVEIS
Plástico e Produtos de Borracha
– Xalingo Brinquedos
– PISANI
Químicos, Medicamentos e Farmoquímicos
– FCC
– NOKO QUÍMICA
– GOTA LIMPA
Têxtil
– CRISDU MODA INTIMA LTDA
Veículos e Autopeças
– FORBAL AUTOMOTIVE
– Dana
– Fras-le
Sobre o Prêmio Exportação
O Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2020, foram reconhecidas 51 empresas com sede no RS, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), UFRGS e Transforma RS.