A presidente e fundadora do South Summit, Maria Benjumea, estará em Porto Alegre, na próxima semana, para anunciar a data e o local da capital gaúcha onde será realizada a edição do evento. A corrida é para aconteça na última semana de março, quando a cidade completa 250 anos.
A South Summit acontece em Madri, na Espanha, e trazer o evento para o Rio Grande do Sul exigiu mais de um ano de negociações e união de esforços. “Vivemos um momento especial onde duas lideranças, que são o governo do Estado e a prefeitura, mostram que é possível cooperar, trabalhar e caminhar no mesmo sentido e, ao mesmo tempo, criar condições para que outros segmentos como universidades e setores empresariais também participem de um movimento coletivo em no caminho do desenvolvimento”, avalia o executivo de Desenvolvimento de Negócios na 4all, Thiago Ribeiro. A empresa gaúcha de tecnologia foi uma das principais articuladoras para trazer o evento para a capital.
Porto Alegre foi escolhida devido ao seu ecossistema de inovação, que conta com grandes players e parques tecnológicos. A feira, que reúne empreendedores, investidores, startups e empresas de base tecnológica, deve atrair investidores, empresários e startups europeias para o Brasil. A estimativa é de que 20 mil pessoas visitem o evento.
“De certa forma, o que queremos é que o South Summit se torne uma Expointer da inovação, tecnologia e do empreendedorismo e marque sua posição no calendário de eventos do Rio Grande do Sul”, explica Thiago.
Ainda no radar da inovação, Porto Alegre está concorrendo com Brasília e Rio de Janeiro para sediar o Web Summit 2023. Diferente do South Summit, que tem foco no fechamento de negócios entre empresas, investidores e starups, o Web Summit é um evento de conteúdo.
Thiago Ribeiro é nosso entrevistado do Transforma Cast. Ouça o programa e saiba mais sobre o South Summit: