Educação para construir o futuro é tema do Tá na Mesa da Federasul

“A educação para o século XXI vai além do ensino básico. Temos que entender que não estamos falando somente de ensino e aprendizagem. O desafio é adaptar a aprendizagem para profissões de um mundo tecnológico e digital”. A afirmação foi feita pelo CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, durante sua participação no Tá na Mesa da Federasul, nesta quarta-feira (24). O evento online debateu o tema Educação para Construir o Futuro.

Em sua apresentação, Ronald apresentou dados do Sistema de avaliação da Educação Básica (Saeb) que mostram que a taxa de conclusão do Ensino Médio com 19 anos entre alunos mais pobres é de 51,2%. O número sobe para 87,9% entre estudantes com nível socioeconômico mais elevado. Os alunos mais ricos também apresentam maior aprendizagem adequada em português. O último levantamento foi realizado em 2017 e não contempla o período da pandemia que acelerou processos de transformações digitais e as desigualdades sociais, ampliando também a desigualdade educacional. “No Brasil, a educação pública está na série C e a privada na série B. Distantes da educação pública mundial que está na série A”, avaliou.

Outro dado apresentado indica as habilidades digitais entre a população ativa. Na Finlândia, 84,3% das pessoas possuem conhecimento em tecnologia, programação básica e leitura digital. No Brasil, o número cai para 36,9%.

“A educação nunca foi priorizada e tratada com a sua devida importância. Precisamos de um grande pacto voltado para a educação que envolva toda a sociedade”, pontuou Ronald.    “Se realmente começarmos a mudar o ensino no Rio Grande do Sul, daqui há cinco anos teremos profissionais identificados com as necessidades que o mundo tecnológico do século XXI exige”, concluiu.

O presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, lembrou que no Estado, a pandemia evidenciou uma crise que já estava instalada há mais tempo. “Já ocupávamos modestas posições nas avaliações que medem o nível de aprendizado dos estudantes”, esclareceu.

Tá na Mesa, que contou com a participação do diretor de Educação da FEDERASUL, Fernando de Paula, mostrou ainda que o tema educação vai além do ensino nas escolas pois é o instrumento para a formação dos profissionais que atuarão neste século.  

O evento teve também a participação do líder de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Gabriel Corrêa.