A South Summit coloca o estado e o Brasil em uma das maiores vitrines globais da inovação.
Foram definidos o local e a data de realização: dias 4, 5 e 6 de maio, no Cais Mauá, no Centro Histórico da capital gaúcha. A iniciativa ocorrerá no período em que Porto Alegre completa 250 anos.
A previsão é investir R$ 1,5 milhão para preparar os pavilhões do Cais. Conforme o governador Eduardo Leite, o local terá 5 mil metros quadrados de área e receberá 150 palestrantes, em quatro palcos, e 5 mil pessoas visitantes.
O anúncio do governador ocorreu no Swan Generation, com as presenças da presidente e fundadora do South Summit, Maria Benjumea, da CEO Marta del Castillo, do prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, do secretário estadual de Planejamento, Cláudio Gastal, do deputado estadual Frederico Antunes e de lideranças empresariais.
“Trabalharemos juntos, com todos os atores econômicos, para atrair o maior número possível de fundos de investimentos para desenvolver as startups e empresas, bem como fortalecer os ecossistemas existentes e incentivar que outros venham somar esforços”, destacou Maria Benjumea.
O governador Eduardo Leite salientou a união do governo estadual, da prefeitura de Porto Alegre, do legislativo, de empresários e toda a sociedade para garantir a realização do evento. “Na nossa política de inovação, estamos vendo a South Summit como a cereja do bolo”, disse.
“É na cidade que as coisas acontecem. Porto Alegre é uma cidade acolhedora e faremos uma grande união de esforços para tornar este o melhor South Summit já realizado até agora. Quem não inova, não entrega um bom serviço”, explicou o prefeito Sebastião Melo
A vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, falou que a iniciativa impulsionará a transformação do ecossistema de inovação gaúcho. “Ser sede significa que já somos referências e podemos avançar ainda mais”, falou.
Comitiva conhece o ecossistema de inovação de Porto Alegre
A visita das espanholas vem ocorrendo desde o início da semana, quando também estiveram no Instituto Caldeira. “Eu já me sinto parte de Porto Alegre e estou feliz por construir junto com a comunidade a próxima South Summit. Encontrei uma cidade em ebulição, vibrante e com pessoas que trabalham movidas pelo sonho de transformar”, afirmou Benjumea.
Segundo ela, não está sendo organizado apenas um evento. “Estamos construindo um movimento de conexão global, de geração de oportunidades e negócios”, concluiu.
“A palavra mágica é inovação. Nós precisamos de inovação em todos os setores da sociedade”.
Para a CEO do South Summit, Marta del Castillo, a próxima South Summit em Porto Alegre será uma importante porta na América Latina para a inovação, conexão e negócios. “Temos o desafio de resolver os problemas sociais e desenvolver as cidades”, destacou, reforçando que a inovação como negócio gera valor, competitividade e bem-estar.
“A inovação é o caminho da disrupção que leva aos negócios”
O vice-presidente do Transforma RS e CEO da empresa 4All, José Renato Hopf, salientou que o Rio Grande do Sul tem potencial para ser referência em inovação e vai impactar na matriz econômica do Brasil. “Temos universidades de alto padrão, muitos empreendedores, grandes players e parques tecnológicos e governos apoiando a inovação”, lembrou.
“O South Summit significa um processo de consolidação da conexão global. Será uma vitrine de oportunidades, como atração de investidores”.
Na noite de terça-feira, o governo do Estado recebeu a comitiva da Espanha no Palácio Piratini. O encontro contou com o presidente do Transforma RS, Daniel Randon, o CEO Ronald Krummenauer e os vice-presidentes Gabriela Schwan, Renata Grazziotin, José Renato Hopf, Humberto Busnello e Bruno Zaffari.
Sobre South Summit
O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios.
A iniciativa, criada pela Startup Spain em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.
Competição de startups – O South Summit fará uma chamada ao ecossistema internacional para participar em sua competição de startups, entre as quais serão selecionadas 50 finalistas que farão seu pitch no encontro.
Trata-se de uma oportunidade para incentivar o talento empreendedor da América Latina, assim como aquelas startups que queiram expandir seus negócios em mercados americanos.
Os finalistas das edições anteriores alcançaram mais de U$ 6.150 milhões de dólares em investimentos, além de fechar acordos com empresas dos diversos setores produtivos.