Conhecer o perfil socioeconômico de uma cidade é fundamental para que a sociedade possa entender a sua realidade e propor avanços. Caxias do Sul, com seus mais de 500 mil habitantes, já pode se beneficiar de dados e informações organizadas e atualizadas.
O MobiCaxias, uma iniciativa colaborativa de diversas entidades, traçou o panorama socioeconômico de Caxias do Sul. O documento, que pode ser acessado gratuitamente online no site do Mobi, traz uma série de informações, tais como: aspectos geográficos, demográficos, históricos, econômicos e sociais. Os dados disponíveis ajudam na tomada de decisões que vão influenciar o futuro desenvolvimento.
“A gente sabe que uma população melhor informada vai ser mais comprometida, engajada, vai ter um comportamento positivo em relação à sua cidade. Imagina homens de negócios que têm de abrir mercado e que querem falar sobre a cidade, a própria cidade querendo atrair investimentos precisa se mostrar”, explica a doutora Ana Cristina Fachinelli, em entrevista para o jornal Pioneiro. Ela é professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordena o Citylivinglab, um grupo de pesquisadores que atuou na elaboração do Perfil Socioeconômico.
A pesquisadora destacou também que “hoje em dia o mundo dos negócios está muito voltado a dados e dados que mereçam créditos. Então, esse relatório é algo que, tranquilamente, diferentes atores envolvidos com o desenvolvimento de Caxias podem apresentar e dizer: essa é Caxias, aqui tem o perfil da cidade em várias dimensões”.
Confira as informações completas publicadas pelo jornal Pioneiro