Os desafios dos novos mercados foram debatidos durante o XV Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, no dia 23 de março, na sede do Ministério Público do RS, em Porto Alegre.
Para tratar do assunto, mediado pela jornalista Giane Guerra, participaram três integrantes do Transforma RS: Daniel Randon, presidente das Empresas Randon; Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; e José Renato Hopf, CEO e cofundador da 4all.
O evento contou com painéis voltados às políticas públicas para atração de investimentos, com o intuito de articular incentivos estaduais e municipais de forma a gerar melhores condições para empreender em solo gaúcho.
O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, destacou a importância de haver um ambiente que estimule os negócios, o que passa por políticas públicas de desburocratização e de estímulo ao empreendedorismo. “É importante que os gestores públicos busquem conhecimentos sobre o funcionamento da cadeia produtiva da sua região. Desta forma, é possível pensar em soluções para os gargalos e estimular um ambiente de negócios competitivo. Um bom ponto de partida é a união de esforços do poder público, da iniciativa privada e das universidades”, defendeu Randon.
Para o conselheiro do Transforma RS, Jorge Gerdau Johannpeter, a prosperidade de uma comunidade, um estado ou país vem da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Segundo o dirigente, ainda é preciso avançar muito nessa questão. “Investimento em educação é decisivo para o crescimento econômico e social. Outro ponto fundamental na gestão pública para o desenvolvimento é investir parte da arrecadação”, reforçou. “Além disso, os municípios precisam olhar para suas vocações econômicas e refletir sobre a sua competitividade a partir das novas tendências e do que está sendo feito no mundo”, completou.
Acesso ao capital, conexão global e facilitação para os negócios foram os pontos ressaltados pelo vice-presidente do Transforma RS, José Renato Hopf, para tornar uma cidade inovadora. Nesta perspectiva, o empresário também falou sobre a importância de Porto Alegre ter sido escolhida para ser sede, em maio, da edição de 2022 do South Summit Brasil. “Agentes públicos e privados estão juntos para fazer desse evento uma vitrine para empresas e startups que buscam investidores e novos mercados”, afirmou. Ele também adiantou alguns números que mostram o impacto do evento: 150 palestrantes nacionais e internacionais e 59 fundos de investimentos do exterior.