A WTM Latin America 2022 voltou ao formato presencial e registrou um aquecimento nos negócios turísticos. Realizada em São Paulo, de 5 a 7 de abril, a feira refletiu o aumento na procura por destinos do Brasil e de outros países, na comparação com a edição de 2019, a última presencial antes da pandemia. Também apresentou as inovações e tendências do setor.
De acordo com o diretor da WTM Latin America, Simon Mayle, o mercado internacional e os hoteleiros estão focados na América Latina. “E o que nós todos estávamos esperando começou cinco a seis meses atrás: os brasileiros retomaram as viagens para a Europa, os Estados Unidos, a América Latina e a Ásia. Vários dados que estão saindo mostram isso”, comemorou.
Um termômetro do aquecimento no setor turístico foi o crescimento de 47% na movimentação do aeroporto de Guarulhos, em fevereiro, ante o mesmo mês em 2021, conforme a GRU Airport, administradora do maior aeroporto do País. Os dados também mostram elevação na movimentação de embarques nacionais (+20%) e internacionais (+280%). O total chegou a 2,35 milhões de passageiros, sendo 1,7 milhão com chegada ou partida nos destinos brasileiros.
Digital cria valor aos serviços turísticos
A vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan Poltronieri, participou do evento e destacou que também vem observando a retomada do desempenho turístico, principalmente do setor hoteleiro, onde atua. Ela salientou que entre as novidades apresentadas na feira, estão a inserção de diferentes soluções digitais em plataformas de vendas.
A transformação digital tornou muito mais fácil a exploração de oportunidades, programação das viagens, descoberta dos destinos, reservas de passagens, hospedagem, tours e excursões. Hoje, a criação de valor nos serviços e produtos turísticos passa pelo caminho da distribuição digital.
Desta forma, o conjunto dos hoteleiros e receptivos precisa garantir sua presença e a boa exposição dos seus diferenciais nas prateleiras do mundo digital. O desafio para um operador da economia tradicional é obter e entender as novas tecnologias para otimizar a presença digital e o desempenho do seu hotel ou de qualquer produto receptivo, frente a um oceano de soluções e dados.
Sustentabilidade, inclusão e diversidade no turismo
O turismo de sustentabilidade, segundo Gabriela, é uma das tendências apontadas na feira por especialistas. A adoção de práticas abrangentes deve, além de mitigar impactos negativos, atuar de forma preventiva, considerando o equilíbrio entre todos os elementos estruturais da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. ´
Outro ponto que chamou a sua atenção na WTM Latin America foi a estreia de um espaço exclusivo para o debate de temas relacionados à diversidade e à inclusão. A WTM Latin America 2022 contou ainda com o “Manifesto WTM Latin America por Diversidade e Inclusão”.
O documento traz sugestões para orientar empresas e organizações atuantes no turismo na adoção de práticas que levem efetivamente a mais diversidade e inclusão. “A criação do Comitê partiu do desejo de atuar de forma organizada e efetiva na temática e a criação da carta-compromisso é mais um passo nessa direção”, explicou Simon Mayle.