Um novo jeito de fazer turismo busca o fortalecimento do setor no RS

Tornar o turismo protagonista no desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul é a proposta do Transforma RS.

A largada para atingir esse objetivo foi dada nessa terça-feira (12), em um evento que reuniu representantes do setor no governo estadual, nas prefeituras, no trade turístico, e nas entidades empresariais.

Um novo jeito de fazer turismo é a proposta da iniciativa, que tem como meta apresentar um projeto único ainda este ano para implementar no Estado. “Será um novo jeito de fazer turismo por meio de um trabalho de cocriação”, afirma a vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan Poltronieri.

Ela destacou que o turismo é um importante indutor da competitividade e pode impactar em mais de 500 atividades econômicas. Em 2020, respondeu por 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Devido à pandemia, esse resultado foi menor em 32,6% do que o ano anterior. Também respondeu por 6,2 milhões de empregos no País, conforme dados do World Travel & Tourism Council.

O CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, destacou que o turismo está entre as prioridades da instituição. O trabalho em parceria e coletivo, que inclusive faz parte do modelo de atuação do transforma RS, é o caminho para o fortalecimento do setor. “Defendemos a parceria público-privada como indutor do desenvolvimento do Estado”, disse.

A importância do encontro para o futuro do turismo gaúcho pode ser vista também pela participação do ex-secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, e do atual, Raphael Ayub. “Acreditamos em um esforço coletivo para tornar o Estado um dos destinos turísticos mais acessados no Brasil e no Exterior”, falou Ayub. Para Santini, ações comerciais fortes são importantes para a visibilidade dos atrativos, bem como a profissionalização e organização das atividades em toda cadeia turística.

Ainda em abril ocorrerá a segunda etapa da iniciativa, quando representantes públicos e privados do turismo vão se reunir para cocriar um projeto único de atuação.