O Transforma RS está recebendo os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul para ouvir suas propostas de desenvolvimento para o Estado e apresentar os eixos de atuação da instituição. Nesta segunda-feira (1º), o encontro foi com o candidato do Partido Progressista (PP), Luis Carlos Heinze, acompanhado da candidata ao Senado, Nadia Gerhard, conhecida como Comandante Nadia.
Senador e engenheiro agrônomo de formação, Heinze falou sobre seu trabalho no Senado em prol do Rio Grande do Sul e abordou questões sobre educação, impostos, privatização, inovação, turismo e competitividade econômica. “Como governador, eu continuarei na busca por soluções e melhorias, esse é o meu compromisso com o Rio Grande”.
Entre os pontos tratados, afirmou que irá trabalhar para uma maior integração entre empresas e as instituições que geram conhecimento – em especial as universidades e o Sistema S. Destacou ainda sua preocupação com as escolas. Um caminho para a melhoria da infraestrutura, segundo ele, é fazer convênios e passar os recursos financeiros para os municípios, além de chamar os órgãos de controle para destravar as obras.
Sobre a dívida do Estado com a União, disse que pretende renegociar os termos do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Acredita em uma negociação com o Ministério da Economia, em conjunto com os cinco estados que possuem as maiores dívidas.
Heinze destacou ainda a importância de fortalecer a industrialização no Estado. “Precisamos dar condições para que elas cresçam, com menos burocracia e um ambiente seguro para os negócios. Isso também vai atrair mais negócios. Portanto, o RRF precisa ser revisto”, reforçou.
Em relação à infraestrutura, o candidato considera uma prioridade a melhoria dos modais. “Sempre me dediquei às necessidades de todos os setores no Estado e não seria diferente na infraestrutura, seja em portos, aeroportos, rodovias e hidrovias”, disse, lembrando que, como senador, contribuiu para tirar os projetos do papel. Ampliar o acesso à telefonia e internet no meio rural e na periferia urbana faz parte do seu plano de governo.
O candidato ao governo também respondeu aos questionamentos e dúvidas do presidente do Transforma RS, Daniel Randon, do CEO Ronald Krummenauer, além dos vice-presidentes da instituição.
Próximos encontros com candidatos ao governo do RS
16/08 – Ricardo Jobim (Novo)
29/08 – Edegar Pretto (PT)
06/09 – Eduardo leite (PSDB)