Como Portugal se transformou em um dos países mais procurados por turistas, vencedor do “Oscar” do turismo por três vezes (World Travel Awards – 2017, 2018 e 2019), foi o tema abordado pelo diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros Cardoso.
O encontro realizado pelo Transforma RS ocorreu nesta quarta-feira (24), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Portugal atingiu a liderança global em termos de qualidade das infraestruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo, de 2019, do Fórum Econômico Mundial, que analisou o setor em 140 economias globais.
Com 10,6 milhões de habitantes, Portugal recebe quase o triplo de número de turistas por ano, tendo o Brasil como 5º maior mercado – 1,28 milhão de visitantes brasileiros. “O mais importante é um planejamento de médio e longo prazo e a grande transformação de Portugal está relacionada a essa visão, que resultou em políticas consistentes para o turismo. Nós pensamos como deve ser o turismo para os próximos dez anos, um trabalho que envolve a sociedade, o setor público e privado. Temos ainda como foco as pessoas, somos referência em receber bem o turista”, destacou Cardoso.
De acordo com ele, O Rio Grande do Sul tem como referência turística o sucesso da cidade de Gramado. No entanto, acredita que é preciso ampliar o foco. Um exemplo é o potencial das vinícolas gaúchas e da natureza do Estado. “Para identificar nossos potenciais, nós precisamos saber quem somos e de onde viemos. As nossas origens podem dar o rumo e a luz, indicando para onde queremos e podemos ir”, afirmou.
“Há muitas similaridades de potencial turístico entre o Rio Grande do Sul e Portugal. Ambos possuem serra e litoral, uma ampla diversidade de atividades por terem as quatro estações do ano bem definidas, produção de vinho, capitais cosmopolitas e tamanho territorial semelhantes, além de haver cidades-irmãs gaúchas e portuguesas”, argumenta a vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan Poltronieri.
Participaram do encontro “A estratégia de Portugal no turismo para inspirar o Rio Grande do Sul” profissionais do setor e representantes do governo Estadual, prefeituras e entidades, entre eles o empresário e fundador da CVC, Guilherme Paulus, o vice-presidente do Transforma RS, José Renato Hopf, e o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer.
OS NÚMEROS DE PORTUGAL
4º país mais pacífico do mundo
14º destino mais competitivo do mundo
17º país em chegada de turistas
21º país em receitas turísticas
15,4% do PIB de Portugal vem do turismo
9,4% dos empregos são no turismo
Um novo jeito de fazer turismo busca o fortalecimento do setor
Tornar o turismo protagonista no desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul é a proposta que vem sendo trabalhada pelo Transforma RS, Governo do RS, prefeituras e entidades empresariais. O grupo realizou encontros para avaliar o cenário, as oportunidades e definir ações.
Um novo jeito de fazer turismo é a proposta da iniciativa, que tem como meta apresentar um projeto único ainda este ano para implementar no Estado. “Será um novo jeito de fazer turismo por meio de um trabalho de cocriação”, afirma a vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan Poltronieri.
Ela destacou que o turismo é um importante indutor da competitividade e pode impactar em mais de 500 atividades econômicas. Em 2020, respondeu por 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Devido à pandemia, esse resultado foi menor em 32,6% do que o ano anterior. Também respondeu por 6,2 milhões de empregos no País, conforme dados do World Travel & Tourism Council.
Leia mais:
RS é o segundo Estado mais visitado por turistas estrangeiros
Um novo jeito de fazer turismo busca o fortalecimento do setor no RS