Pesquisa busca identificar os principais desafios do turismo para inovar

Transforma RS, Sebrae e Turistech Hub lançam pesquisa sobre inovação e transformação digital no turismo

Na última semana, durante a programação da 34ª Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, o Transforma RS, o Sebrae RS e o Turistech Hub lançaram uma pesquisa voltada à cadeia produtiva do turismo, para identificar os principais desafios das empresas para aplicar as novas tecnologias. A pesquisa está aberta para participação de todos que atuam no segmento, como hotéis, agência de viagens, parques, restaurantes, museus, entre outros.

Conforme a coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, com os resultados da pesquisa se pretende promover uma agenda de integração entre as empresas do setor e as startups para fazer uma conexão entre tecnologia, inovação e turismo. “Ao identificarmos quais são as dores, os gargalos e as oportunidades do segmento, podemos promover com mais clareza essa agenda de integração e pensar em novas soluções. A ideia é criar um ecossistema de inovação em prol do turismo do RS”, destaca Amanda. Conforme levantamento recente do Sebrae, somente 27 startups atuam com turismo no Rio Grande do Sul.

“Visando comparar o RS com outras regiões do Brasil, vamos utilizar o mesmo modelo de pesquisa elaborada pelo Turistech Hub, pois já está sendo aplicada em nível nacional. Ao mapear o estado, ganharemos massa crítica de análise e de comparação com os dados já levantados”, explica a vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan.

Para Eduardo Lorea, do Turistech Hub, a pesquisa de demanda de inovação representa a “encomenda” do setor turismo para o ecossistema. É o instrumento de inteligência para direcionar os esforços de empreendedores e investidores para as principais ‘dores’ das empresas.