Lab de inovação da Fecomércio-RS conecta startups e empresários

Além de espaço para reuniões e eventos, local oferece programas de mentoria

A inovação e transformação digital como um caminho para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços gaúcho. Essa é a proposta do Lab Fecomércio-RS, um espaço de 1.000m², que busca conectar startups aos empresários de todo Estado, com o objetivo de tornar o mercado mais competitivo.

A estrutura, que ocupa todo o segundo piso da sede da instituição, conta com estúdios para livestream, podcast, de foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação que contam com paredes riscáveis, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo.

O local serve, também, como incubadora, promovendo programas de mentorias com docentes especialistas e profissionais com vivência no mercado. Entre as startups presentes no espaço, cinco se encontram em fase madura de operação: Alana, inteligência artificial criada para customer experience; Agidesk, uma plataforma de gestão e execução de processos; o aplicativo Bemp para gestão completa para salões, barbearias, estéticas, clínicas e outros estabelecimentos; Moderniza, com sistema integrado de gestão empresarial omnichannel; e a Stargrid que oferece soluções de gestão de escalas de trabalho automática com inteligência artificial. 

Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, um dos pilares da atuação da entidade é promover a conexão de organizações de diferentes segmentos, o que está presente no ambiente. “O Lab fortalece a nossa busca por soluções concretas e o compromisso que temos com o setor terciário e com a sociedade gaúcha. Por meio do Lab, damos ainda mais voz ao ecossistema do Rio Grande do Sul, pois acredito que inovar é pensar em conjunto e que as ações em prol do empreendedorismo fazem a diferença nos rumos dos negócios”, destaca.

A expectativa é unir, em um mesmo espaço, startups e demais empresas de diferentes portes. “Esse era um sonho da Federação que saiu do papel e virou realidade com a certeza de que vamos gerar ainda mais resultado para a nossa comunidade. Muitas ações que são referência no cenário nacional saem daqui do Estado e temos aqui mais um local para pensarmos em novas tecnologias que irão alavancar o desenvolvimento do setor”, ressaltou o coordenador da comissão do Lab e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella.