O Conselho do Prêmio Exportação RS divulga as vencedoras da 48ª edição do reconhecimento que valoriza o desempenho das empresas gaúchas no cenário exportador. Além disso, há novidades para a edição deste ano.
A edição deste ano, tem a sua realização presencial confirmada para ocorrer no dia 1º de dezembro de 2020, das 17h às 21h, no Parque da ADVB/RS, em Porto Alegre/RS.
A credibilidade do Prêmio passa por fatores como as instituições representadas no Conselho e por um processo de reconhecimento sério e consolidado.
Fabrício Forest, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS salienta que o posicionamento do projeto é RECONHECER PARA INSPIRAR.
Somos um prêmio que está há 48 anos no mercado, e neste momento, não poderíamos deixar de realizar esse reconhecimento em um ano totalmente atípico, onde existem outras formas para resolvermos problemas e situações. As barreiras e as dificuldades que o setor enfrenta no dia a dia são difíceis e desafiadoras”, destaca.
Sobre o processo seletivo, são aplicados critérios que levam em consideração dados de exportação de órgãos governamentais e a expertise das 16 entidades* que estão presentes no Conselho do Prêmio.
As nove categorias são: Destaque Mercadológico; Destaque Setorial; Destaque Inovação Tecnológica; Destaque Avanço Global; Destaque Serviços Exportados; Destaque Serviços de Suporte à Exportação; Destaque Empresas Comerciais Exportadoras Trading Companies; Pequeno Desbravador Internacional; e o destaque Personalidade Competitividade Internacional.
Este ano, o evento de premiação, que historicamente era realizado em espaço fechado, apresenta uma inovação e ganha ainda mais foco em experiência e conteúdo. “Se fosse um ano normal, talvez nunca pensássemos em um evento nesse formato, talvez muitas coisas seriam diferentes. Mas tudo foi acontecendo e até agora já passamos por diversas experiências, que nos reinventaram e nos deixaram mais acessíveis para o novo”, acrescenta Forest.
O evento, uma ação conjunta do Conselho do Prêmio e da ADVB/RS, terá transmissão ao vivo e tradução português e inglês. E em caso de chuva, ele será transferido para uma data próxima, sempre com uma semana de antecedência.
Forest informa que a decisão de realizar o evento de modo presencial em 2020 ocorreu a partir da análise semanal da evolução da pandemia da Covid-19.
“A disposição de fazer a atividade em local aberto e para um público limitado foi tomada em uma reunião do Conselho do Prêmio Exportação RS em julho, e que contou com benchmark de eventos que já estão ocorrendo pelo mundo”, explica.
Ele também explica que a decisão de manter a premiação em 2020 tem um grande significado, que é o de continuar reconhecendo e inspirando ainda mais as empresas deste segmento, e até mesmo outras organizações que tiveram de se reinventar. Forest acrescenta que a decisão também serve para mostrar ao setor exportador gaúcho que o Conselho do Prêmio está aqui, trabalhando para manter a engrenagem e o apoio.
SOBRE O PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS
Considerado o maior evento do segmento do país, o Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2019, foram reconhecidas 51 empresas, que se destacaram por seus resultados de exportações em variados setores da economia.
O Conselho do Prêmio Exportação RS* é formado por lideranças das 16 instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São as seguintes organizações: *Apex-Brasil, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Transforma RS – Hub Colaborativo, LIDE RS, Porto do Rio Grande, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS – SEDETUR, Sebrae RS e UFRGS.