Para promover a retomada do segmento de transporte de passageiros, fortemente impactado pela pandemia, a Marcopolo desenvolveu a plataforma BioSafe, que colabora para evitar a contaminação da Covid-19 e outros vírus.
A iniciativa utiliza o FIP Onboard, sistema que usa névoa seca para desinfecção do interior do ônibus; o uso de luz UV-C para desinfecção automática dos sanitários; um modelo de três fileiras de poltronas individuais nos ônibus; e um kit de proteção para motoristas e cobradores, este último já em uso por diversas operadoras de transporte no país.
Soluções de higiene, como álcool em gel na entrada, cortinas e capas de assento foram substituídas por controladores de acesso com reconhecimento facial, tapetes sanitizantes e pega-mãos antimicrobianos, desenvolvido e testado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. Há também opções de dispositivos para as janelas que aumentam a renovação do ar e configuração interna para distanciamento de passageiros.
Os ônibus urbanos com soluções BioSafe estão disponíveis para aquisição por prefeituras, secretarias de transporte e operadores de linhas de ônibus de todo o país, mas também podem ser adaptadas nos ônibus já em circulação pelas cidades. Cerca de 730 unidades com alguns dos itens de biossegurança, já foram enviados ao mercado externo.