Porto Alegre na disputa para ser a sede do Web Summit na América do Sul

Será na próxima semana, durante o Web Summit Lisboa, o anúncio da cidade brasileira escolhida para ser a sede do evento na América do Sul.

Estão na disputa Porto Alegre e Rio de Janeiro. A informação foi divulgada por Paddy Cosgrave, CEO e cofundador do evento, considerado um dos maiores de tecnologia do mundo. “Fique ligado para um anúncio sobre o Brasil. Na próxima semana durante o @ WebSummit”, tuitou. A edição 2020 da maior conferência de tecnologia do mundo  acontece de 2 a 4 de dezembro.

O ecossistema de inovação gaúcho está na expectativa desde desde terça-feira (24), quando Cosgrave escreveu, em sua conta pessoal no twitter, que a capital gaúcha está no páreo. O post foi viralizado com resposta de políticos gaúchos, imprensa e outros segmentos ligados à temática do evento.

“O Rio Grande do Sul é berço de startup no Brasil, possui universidades qualificadas, parques tecnológicos, segurança e localização privilegiada. Além disso o poder público, empresas e universidades estão conectados no propósito de transformar Porto Alegre na sede da conferência de tecnologia na América do Sul”, explica um dos articuladores do movimento para atrair o Web Summit para o Estado e criador da 4all, José Renato Hopf. “Estamos prontos e empenhados para abraçar o evento”, afirma.

Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia. Este contém uma mistura de CEOs e fundadores de start-ups tecnológicas em conjunto com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global.

A Web Summit realiza eventos a nível mundial, incluindo F.ounders, RISE em Hong Kong, Collision em Nova Orleães, SURGE em Bangalore e MoneyConf em Dublin.

Nos primeiros cinco anos o evento foi realizado em Dublin, Irlanda. Em setembro de 2015 Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO da Web Summit, anunciou que o evento seria realizado pela primeira vez em Lisboa em 2016.

Após duas edições realizadas em Lisboa, a Web Summit e o Governo Português anunciaram, em Outubro de 2018, uma parceria a 10 anos que permite manter a conferência na capital Portuguesa até 2028.