Presidente do Transforma RS fala sobre o novo ciclo de crescimento no Brasil

Lideranças políticas e empresariais participaram da videoconferência Diálogos pelo Brasil, promovida pelo deputado federal Jerônimo Goergen, nesta segunda-feira (14). Na reunião virtual, o presidente do Transforma RS e CEO das empresas Randon, Daniel Randon, falou sobre os caminhos para sair da crise e voltar a crescer, gerando emprego e renda para todos os brasileiros.

Otimista com o futuro, Daniel Randon destacou a oportunidade de embarcar no novo boom das commodities que reflete num novo ciclo de oportunidades para o Brasil. “O primeiro boom foi há mais de uma década, quando o Brasil registrou superávits consecutivos na balança comercial e gerou maior equilíbrio nas contas internas”, avaliou o industrial.

“O novo boom vem da retomada da economia americana com a vacinação e os incentivos de trilhões de dólares injetados pelo governo Biden. Também tem origem na China, que conseguiu controlar a pandemia desde o início e volta forte à cena econômica, podendo beneficiar diretamente o Brasil”, completou.

Para o empresário também é fundamental trabalhar em pautas importantes para que a indústria volte a crescer, gerando empregos. Randon destacou a necessidade da redução do Custo Brasil e a aprovação de reformas estruturantes como a tributária e administrativa, privatizações e outros marcos legais que reduzam a burocracia e incentivem o empreendedorismo.

Randon destacou ainda a importância da transformação digital para o aumento de competitividade. “As empresas para serem competitivas e mais ágeis precisam investir em tecnologia e inovação de processos, produtos, engenharia e pesquisa”, disse ele ao pontuar que o Brasil começa a despontar na liderança mundial em empresas fintechs como Nubank, Agibank e o próprio Banco Central com a implantação do sistema de pagamentos Pix.

A força do agronegócio, a importância do conceito de boas práticas Environmental, Social and Governance (ESG) e o trabalho das lideranças empresariais em parceria com os governos na construção de soluções que impactem positivamente na vida da sociedade também foram temas abordados no encontro. “Se cada um fizer um pouco o Brasil vai sair dessa crise mais forte. Além de otimistas, somos resilientes”, finalizou.