As estratégias de atuação do Transforma RS pautaram o encontro entre lideranças do Hub colaborativo e da Aliança Empresarial Norte. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (23), no Instituto Caldeira, e antecedeu o evento RS que Inova.
O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, destacou que o Rio Grande do Sul é um Estado inovador, com o 4º maior PIB do Brasil, a 3ª mais Renda per capita e uma economia diversificada, com um dos maiores parques industriais do país. “Ocupamos a segunda posição em inovação no Ranking de Competitividade dos Estados com um ecossistema de inovação com grande diferencial competitivo nacional e internacionalmente”, afirmou. “Mas ainda temos muitos desafios e estamos trabalhando para conectar empresas, universidades, Governos e sociedade com o propósito de transformar o RS”, completou Randon.
Ao apresentar os eixos de atuação do Transforma RS, o CEO do Hub Colaborativo, Ronald Kruemmenauer, destacou a importância da educação para o Século XXI, que vai além do ensino básico. “Jamais vamos conseguir avançar em qualquer área se não elegermos a educação como a principal prioridade”, defendeu.
A diretora executiva da Aliança Empresarial Norte RS, Márcia Capellari, afirmou que a convergência de lideranças é o caminho para a construção de um Rio Grande melhor. “O Rio Grande do Sul tem muitos problemas que precisam ser solucionados. Trabalhar de forma cooperativa e colaborativa é fundamental para colocar o RS em outro patamar”, avaliou.
Aliança Empresarial Norte RS
A Aliança Empresarial Norte RS foi lançada em 2020 para fomentar oportunidades de negócio e fortalecer o desenvolvimento econômico e social. O hub de inovação surgiu da união das empresas BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora.