O Transforma RS defende privatização da Corsan

A privatização da Corsan está na pauta de votações da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (31). Para pedir que os deputados gaúchos aprovem o Projeto de Lei 211/2021, entidades se uniram em um manifesto que aponta os benefícios da privatização para a população e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Lideranças do Transforma RS entendem que a as empresas públicas não tem capital para fazer os investimentos necessários e quando fazem, os recursos são mal administrados e investidos em obras inacabadas. Além disso, é preciso eficiência para cumprimento das metas impostas pelo novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de abastecimento e saneamento até 2033.

Dados do SNIS apontam que, em 2019, mais de 7,6 milhões de gaúchos sofrem com a falta de coleta de esgoto, o que representa 67,7% da população. No que se refere ao acesso à água, quase 1,5 milhão de pessoas não recebem água tratada no RS, representando 13,3% da população. (Fonte: Painel do Saneamento Trata Brasil)

O Transforma RS acredita que a privatização é o melhor caminho para levar saneamento básico ao maior número de gaúchos.

Saneamento é saúde e dignidade humana.