Programa do Governo do RS quer manter os jovens na escola

O pagamento de bolsas, distribuição de aparelhos celulares e absorventes para estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul.  Os incentivos fazem parte do programa Todo Jovem na Escola, lançado nesta terça-feira (26) no Palácio Piratini, pelo Governo do Estado. Com a medida, o Estado quer diminuir a evasão escolar causada pela pandemia de Covid-19 e manter os estudantes frequentes nas instituições de ensino.

“Com dificuldades de renda familiar, muitos estudantes se lançam precocemente ao mercado de trabalho e abandonam a escola. Assim, não há futuro possível”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Para a Secretaria de educação, Raquel Teixeira, é preciso ações eficientes para que o Rio Grande do Sul seja exemplo e enfrente o mais rápido possível a desigualdade entre o ensino público e privado. “Pela primeira vez, foi mensurada ao final de nove anos do Ensino Fundamental, que as crianças menos favorecidas têm 7.124 horas a menos de exposição às aprendizagens do que as mais ricas. Não podemos aceitar isso”, pontuou.

Ao acompanhar o anúncio o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer, destacou que as medidas são importantes para estimular a volta dos alunos às escolas. “O desafio pós pandemia é ainda maior na educação que é condição básica para o desenvolvimento”, avaliou.

Confira as medidas

Bolsa estudantil: Anunciada entre os investimentos do Avançar na Educação, a bolsa de R$150 beneficiará 79,7 mil alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Combate à pobreza menstrual na escola: Vai beneficiar mais de 53 mil estudantes em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias estão cadastradas no programa Bolsa Família. O recurso será repassado a 2.423 escolas, que deverão fazer a aquisição dos absorventes higiênicos e distribuí-los.

Distribuição de 6 mil celulares para estudantes: Resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Receita Federal. Os beneficiados deverão ser registrados no CadÚnico e receberão aparelhos para a realização de atividades educacionais remotas.