Debate integra ciclo de seminários promovido pela Assembleia Legislativa em 2021
A Covid-19 provocou profundas mudanças nos hábitos das pessoas, nos cuidados com a saúde, no convívio social e nas relações em geral. No trabalho, os efeitos ficaram evidentes com as atividades remotas, a frequência das videoconferências e as diferentes expectativas entre empregados e empregadores.
Para entender as perspectivas deste cenário, a Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (3) o quinto debate do ciclo de seminários O RS PÓS-PANDEMIA sobre “O futuro do trabalho: como a transformação digital e a pandemia impactam o rumo das profissões”. Com mediação do presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), a discussão vai abordar também o mercado de trabalho, índices de desemprego, entre outros aspectos relacionados. O evento será transmitido pela internet nos canais digitais do Parlamento gaúcho.
Os debatedores, que estarão presencialmente no Teatro Dante Barone, são o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira, e o presidente do movimento Transforma RS e CEO das Empresas Randon, Daniel Randon. De forma virtual, participam como painelistas o professor titular do departamento de Economia da FEA-USP, José Paulo Chahad, o desembargador e membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Luiz Eduardo Gunther, e a socióloga Laís Abramo, que já foi diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil de 2005 a 2015 e diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) de 2015 a 2019.
Para o presidente Gabriel, o mundo vive um tempo completamente disruptivo, no qual o comportamento humano tem se alterado significativamente, transformando o jeito de educar, de trabalhar, de consumir e de se relacionar. “Diante da impossibilidade do contato presencial durante a pandemia, as ferramentas digitais ganharam ainda mais força, mudando o panorama das atividades nas empresas e organizações. Mais do que se adaptar, é necessário projetar o rumo das profissões neste novo contexto”, destaca o parlamentar. Segundo ele, também serão discutidas as novas formas de trabalho, bem como dados de ocupação e desocupação do país e do estado.
Acompanhe pela TV, Rádio e Internet
O evento, que tem patrocínio do BRDE e do Banrisul e produção da Storia Eventos e Projetos, acontecerá a partir das 18h no Teatro Dante Barone e será transmitido pela internet. Será possível assistir pelo Youtube, pelo Facebook, pelo canal 16 da NET, pelo canal digital 11.2 (Região Metropolitana) e ouvir pela Rádio Assembleia. O debate integra a série de eventos promovida em 2021 pelo Parlamento gaúcho com o objetivo de ouvir especialistas, discutir alternativas e propor soluções para o futuro da educação, das relações de trabalho, da saúde e da economia.
Participe da plateia virtual
Um dos destaques dos seminários “O RS PÓS-PANDEMIA” da Assembleia Legislativa é a participação da plateia virtual. Os interessados nos debates podem marcar presença no ambiente digital. Basta conectar neste link, ligar a câmera e fazer parte da discussão.