South Summit: inovação na intersecção entre indústria e serviços de saúde

O painel “Ecossistemas de saúde: A intersecção com a Inovação”, do South Summit Brasil, abordou como as indústrias e as empresas de serviços integram tecnologias e inovam colaborativamente para desenvolver soluções de saúde e bem-estar cada vez mais completas. “Acompanhamos a revolução que está acontecendo no mundo da saúde, com a telemedicina, receituário eletrônico, marketplaces de serviços, entre outros pontos. As farmácias, cada vez mais, se posicionam como um hub da saúde. A pandemia acelerou uma série de iniciativas relacionadas”, destacou o CEO do Grupo Panvel e vice-presidente do Transforma RS, Julio Mottin Neto. 

Mottin conversou com o CEO da Eco Diagnóstica, Vinícius Pereira, que destacou que a empresa foi a primeira do Brasil a lançar o teste swab para detecção Covid e, também, o autoteste. “Tivemos um orgulho grande com essa inovação. Demos acesso à prevenção e reduzimos as idas ao hospital”, comemorou. Inovações de diagnóstico, como os testes rápidos de Covid, contribuem para acelerar o papel das farmácias como lugar preventivo e não apenas curativo. “No período pós-Covid, se tem muito mais confiança em realizar um teste rápido na farmácia, por exemplo, e nem falo apenas de Covid”, afirmou. A capilaridade das farmácias e a facilidade de acesso para se fazer um teste também é um diferencial em comparação a um laboratório, por exemplo. Segundo Mottin, o desafio, daqui para frente, é construir um novo ecossistema. “De todos os players do segmento de saúde, o lugar com maior recorrência das pessoas é a farmácia”, afirmou. 

Outro participante, o vice-presidente de Vendas e Marketing da Hypera Pharma, Luiz Eduardo Sales Clavis, contou que a Hypera vem realizando investimentos em startups da área da saúde e bem-estar por meio de seu programa de venture capital. “Depois que nos posicionamos como um player relevante do setor farmacêutico, começamos a olhar para o sistema de saúde como um todo e entendemos que, para achar uma solução completa, é preciso entender tudo que toca o ambiente de saúde, a farmácia, o consultório médico e o paciente”, relatou. 

Por meio de venture capital, a Hypera adquiriu em 2020 a Simple Organic, de Santa Catarina, uma startup de dermocosméticos com know-how digital. “Para ganhar esse conhecimento digital, preferimos adquirir uma startup, que aporta know how para o nosso dia a dia”, explicou.

Digitalização

    Também durante esta quinta-feira, no South Summit Brasil, o CEO do Grupo Panvel participou do painel “O que ninguém te conta sobre digitalizar uma empresa”, com os CEOs do Banco Next, Renato Ejnisman, e do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho. Hoje, 16% das vendas da Panvel tem origem no meio digital. Mottin destacou a importância do propósito na elaboração dos serviços prestados ao consumidor. “Se você tem um propósito, sua estratégia vai se adaptando ao comportamento do consumidor e você não fica preso ao processo”, explica. Para o vice-presidente do Transforma RS, “precisamos olhar mais para o cliente e para o comportamento dele. Acho que esse é o grande caminho”.