Setor de turismo deve investir em inovação aberta para garantir competitividade

CEO da Numerik, Eduardo Lorea, falou sobre o assunto em evento promovido pelo Transforma RS

O turismo foi um dos setores mais afetados durante a pandemia e muitos especialistas acreditam que a recuperação virá somente a partir de 2024. A inovação aberta pode ser uma estratégia para garantir a competitividade no mercado, acredita o CEO da Numerik, consultoria de ESG e inovação aberta, Eduardo Lorea. Ele falou sobre o assunto no evento ‘Turistech: Inovação & Turismo’, promovido pelo Transforma RS, no Instituto Caldeira, no dia 24 de outubro. “O turismo está longe de ser um setor acostumado a fazer grandes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o motor da inovação. Não se espera que esta realidade mude significativamente, dadas as características da indústria. Justamente por isso a inovação aberta é uma alternativa conveniente: uma abordagem eficiente que dá acesso aos benefícios dos avanços tecnológicos e aos modelos de negócios gerados no ecossistema”, explicou o especialista.

Lorea trouxe como exemplo a experiência do Vale do Silício, na California, no qual a inovação ocorre de forma distribuída: nas pesquisas e nos empreendimentos em desenvolvimento em parques tecnológicos, nos hubs, na academia, nas comunidades de empreendedores, em permanente interação. “Momentos de crise são chave no ajuste de modelos de negócio, na mudança da correlação de forças entre concorrentes e, sobretudo, na adoção de novas tecnologias e novos comportamentos que tendem a favorecer empresas mais ágeis e com propostas inovadoras”, salientou o CEO da Numerik.

Para exemplificar a importância do investimento em inovação, ele trouxe algumas projeções: estima-se que a adoção de soluções tecnológicas por players do turismo pode gerar US$ 305 bilhões em acréscimo de rentabilidade. Já, os players tradicionais do setor podem perder US$ 100 bilhões em valor para novos entrantes se não acompanharem a transformação. Lorea citou que entre as 162 turistechs brasileiras, 13 se destacaram recebendo investimento milionário: 123Milhas, Kovi, Buser, MaxMilhas, ClickBus, Mundi, Dicas do Mundo, Segunda Casa, Submarino Viagens, Flapper, ViajaNet e HotelUrbano (Hurb). O especialista também apresentou exemplos de inovação no setor.

Projeto propõe um novo jeito de fazer turismo no RS

Na abertura do evento, a vice-presidente do Transforma RS e CEO da rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, apresentou o projeto “Um novo jeito de fazer turismo”, cujo propósito é consolidar o turismo como estratégia de desenvolvimento, através da conexão de lideranças, qualificação dos destinos e atração de viajantes do Brasil e do mundo. “O Transforma RS é um hub colaborativo com o intuito de fomentar e aumentar a competitividade do Estado. Quando a gente iniciou o trabalho, o governo nos apresentou resultado de algumas consultorias, e lá já apresentava o turismo em terceiro lugar como um potencial competidor para o Rio Grande do Sul. Naquele momento pensei ‘é a minha área, o meu conhecimento, é por aqui que posso contribuir’. Ao longo da construção do hub, decidimos trabalhar com alguns eixos, e o turismo é um deles. Então eu estou hoje a frente do projeto de turismo, que tem a intenção de ser colaborativo entre a iniciativa privada, as associações, as universidades e o governo do Estado do Rio Grande do Sul”, explicou. A proposta abrange todo o ecossistema do turismo e está estruturada nos seguintes eixos: Colaboração, Visão Estratégica e Projeto de Estado. Além disso, Gabriela apresentou os resultados das dinâmicas de co-criação realizadas com a participação de diversos atores do trade turístico gaúcho.

A programação contou, também, com a apresentação do case da Wine Locals, startup gaúcha voltada para o enoturismo. Conforme o COO Matheus Vigel, o serviço da plataforma está focado em oferecer conteúdo e venda de experiências e enoturismo em restaurantes, wine bars e vinícolas. Criada em 2020, a Wine Locals oferece experiências urbanas em grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre, e visitas a vinícolas na Serra Gaúcha e no Uruguai. Vigel antecipou que nos dias 2 e 6 de novembro a startup promoverá no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, o evento Vinho do Cais, que espera receber mais de 50 mil pessoas. Serão organizadas diversas atrações no local, entre elas degustações e um jantar especial. 

O evento também contou com a participação da coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, que falou sobre destinos turísticos inteligentes e o mapeamento de startups do setor.