Evento reuniu mais de 12 mil pessoas no início de novembro em Gramado
De 03 a 05 de novembro ocorreu a 34ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado. Além de uma intensa programação de palestras e debates, o evento contou com a Feira de Negócios, que reuniu mais de 2,5 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais em um espaço de 24 mil m² de área construída no Serra Park, em Gramado. Segundo a organização, esta foi considerada a maior e melhor de todas as edições: foi registrado um crescimento de 120% em relação a 2021 e 12,5 mil inscritos no evento. A diretoria do Transforma RS esteve presente no evento, representada pelo CEO Ronald Krummenauer, pela vice-presidente Gabriela Schwan, e pelo Head de Inovação, Leandro Duarte Moreira.
Gabriela destaca que o crescimento da Feira chamou a atenção dos participantes. “A feira este ano cresceu muito. Desde a pandemia, foi a primeira sem necessidade de uso de máscaras, as pessoas estavam em outro clima, apostando em crescimento, cheia de conexões, motivadas a fechamentos de parcerias e contratos”, relata. Segundo ela, a participação de startups e marca de calçados expondo por propósito comum de sustentabilidade foram outros pontos que chamaram a atenção. “Também foram apresentados pré-lançamentos de parques de entretenimento que ainda estão por vir na serra gaúcha. Além disso, pode-se evidenciar que o turismo de experiências autênticas ganha cada vez mais destaque e deve ser uma grande tendência para os próximos anos”, completa.
Mais de 40 destinos internacionais
O potencial e a visibilidade do mercado turístico brasileiro atraíram para esta edição da Festuris mais de 40 destinos internacionais. Entre eles os consagrados e históricos, como os países da Europa, ou aqueles especiais, como a Costa do Marfim e o emirado Ras Al Khaimah.
Dados do Banco Central do Brasil revelam que as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão, em maio deste ano. Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento revelam que, em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.
Gastronomia valoriza destinos
O espaço Food & Drinks foi a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico. Foram mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento teve, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada. Dados do Ministério do Turismo revelam que a gastronomia tem crescido, valorizando destinos e sendo um indutor do turismo.
(Com informações: Laura Gallas/ Revista Festuris)