South Summit Brasil ocorrerá em março em Porto Alegre e prevê encontros descentralizados

Segunda edição do South Summit no RS espera receber cerca de 500 palestrantes e 20 mil pessoas

A segunda edição do South Summit Brasil já tem data para acontecer no ano que vem em Porto Alegre: será de 29 a 31 de março, nos armazéns do Cais Mauá. O evento internacional conhecido por reunir startups, empresas, investidores e entusiastas de tecnologia e inovação espera receber 20 mil pessoas. Os ingressos já estão à venda pelo site. Entre as novidades da próxima edição estão melhorias na infraestrutura e o desdobramento do evento em uma série de encontros descentralizados ao longo do ano, em formato menor (tipo “pocket”).

O evento de março prevê oito palcos, dois a mais do que na edição passada, resultando em 22 mil metros quadrados extras que receberão o ecossistema de empreendedorismo e inovação e cerca de 500 palestrantes. Entre os nomes já confirmados que subirão no palco estão Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia; Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México; Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture dos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e Cufa do Brasil; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus.

Outra novidade será a Inovation Street, que pretende tornar o espaço entre os armazéns e o muro da Mauá, parte do evento, não apenas um ponto de acesso. Ao longo do caminho serão instaladas onze geodésicas, que são estruturas transparentes e iluminadas em formato de globo, nas quais haverá palcos e ações de marca, visando proporcionar uma experiência diferenciada desde a entrada do Summit. A estrutura acústica será qualificada, assim como o espaço para assentos nos pavilhões. Também haverá maior oferta de banheiros e pontos de alimentação.

O presidente do South Summit Brasil e vice-presidente do Transforma RS, José Renato Hopf, destaca que o evento busca fortalecer o empreendedorismo e a cadeia de inovação do Rio Grande do Sul através da conexão entre startups, empresas e fundos. “Temos orgulho de realizar em Porto Alegre mais uma edição do que foi um dos maiores eventos de inovação da América Latina já em sua primeira edição em 2022. Um evento com esta dimensão somente foi possível pela colaboração entre todos os agentes deste ecossistema: Startups, Universidades, Parques Tecnológicos, Empresas, Entidades da Sociedade Civil, Governos, enfim, todos unidos pelo propósito de impulsionar o Ecossistema de Inovação do RS e Brasil, fazendo da inovação com um dos pilares chaves do desenvolvimento e competitividade para o RS e nosso país”, salienta.

Além do evento de março, estão previstos encontros descentralizados ao longo do ano, conforme anunciou recentemente o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Claudio Gastal. A ideia é estender a programação em uma espécie de “efeito-dominó”, chegando aos oito ecossistemas de inovação do Estado. “Queremos manter a chapa quente. O plano é ter pockets (eventos menores) ocorrendo quase todos os meses, em diferentes regiões, com foco na vocação de cada lugar”, projeta Gastal.

Competição de Startups

A Competição de Startups, um dos destaques do South Summit, está com as inscrições abertas, e os interessados em participar podem se cadastrar no site oficial do evento. O prazo para o cadastro se encerra em dezembro. Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Na última edição do evento no Brasil, participaram mais de 1 mil startups, de 76 países.

A competição é uma oportunidade para que as startups possam apresentar seu trabalho em um dos palcos principais do evento, para mais de 700 pessoas e fundos nacionais e internacionais de investidores. Mais de US$ 10 bilhões foram investidos por fundos em startups inscritas na competição nos últimos 10 anos. Para 2023, a previsão é de que mais de 100 fundos estejam presentes.

(Com informações: GZH e Governo do Estado)