Lideranças apresentaram projetos para as áreas de educação, inovação, turismo, gestão pública e desenvolvimento
Na noite da terça-feira (13/12), a diretoria do Transforma RS se reuniu com o governador eleito Eduardo Leite e o vice Gabriel Souza, em Porto Alegre, para apresentar projetos prioritários para o Rio Grande do Sul nos próximos anos e defender a importância da parceria com o Governo do Estado. Estiveram presentes no encontro, o presidente do Transforma RS, Daniel Randon, o CEO Ronald Krummenauer, os vice-presidentes Daniel Santoro, Bruno Zaffari, José Galló, José Renato Hopf, Humberto Busnello, André Gerdau Johannpeter, Gabriela Schwan, Walter Lídio Nunes, Mauro Bellini, Renata Grazziotin, o conselheiro Eduardo Capellari, o Head de Inovação, Leandro Duarte Moreira, a Head de Finanças e Projetos, Caroline Gonçalves e o economista Igor Morais.
Na abertura do encontro, Randon destacou que o Transforma RS é um hub colaborativo que pode ajudar o Governo do Estado a viabilizar projetos prioritários para garantir o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul nos próximos anos. “Tivemos um momento muito importante juntamente com o governador eleito Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza, principalmente para reforçar os cinco eixos prioritários do Transforma RS: Inovação, Educação, Desenvolvimento, Gestão Pública e Turismo. Contamos hoje com um grupo de empresários que estão muito focados em seguir colaborando com pautas relevantes para o Rio Grande do Sul. Por isso, o Transforma fica à disposição para apoiar iniciativas inovadoras e que contribuam para o desenvolvimento e para a ampliação da competitividade do Estado”, destacou o dirigente.
Na área da educação, o conselheiro Eduardo Capellari falou sobre o Pacto pela Educação, um movimento colaborativo de CPF’s que pretende tornar o Rio Grande do Sul uma referência em educação no cenário nacional. Capellari explicou que a iniciativa busca mobilizar a sociedade gaúcha para que todos se engajem e se responsabilizem para a melhoria na qualidade da educação. O movimento pretende, também, reunir especialistas para propor projetos, assim como identificar e divulgar iniciativas de sucesso na área e auxiliar no monitoramento e impactos dos resultados em educação.
No setor do turismo, a vice-presidente Gabriela Schwan apresentou o projeto ‘Um novo jeito de fazer turismo’. A iniciativa busca consolidar o turismo como estratégia de desenvolvimento, através da conexão de lideranças, qualificação dos destinos e atração de viajantes do Brasil e do mundo. Para isso, foram definidas ações de curto, médio e longo prazos, as quais busca-se a parceria com o Governo do Estado.
Na área de inovação, o vice-presidente José Renato Hopf citou o South Summit Brazil como um dos projetos prioritários do Transforma, salientando a sua importância como um catalizador de inovação. Hopf também destacou a importância de uma integração entre as universidades (seus parques tecnológicos e projetos como o Pacto Alegre), o ambiente institucional, que envolve as políticas públicas do governo e das prefeituras, e o ecossistema de inovação já existente como o Instituto Caldeira, o Instituto Hélice, e a Aliança Empresarial Norte, para a consolidação de uma cultura da inovação no Estado.
Na área de Desenvolvimento, o vice-presidente Bruno Zaffari apresentou um novo conceito para a Agência de Desenvolvimento do Estado. A proposta consiste em criar uma agência privada com investimento público, promovendo um novo ecossistema de negócios e competitividade para o Rio Grande do Sul. O foco é atrair investimentos e promover o Estado.
Na Gestão Pública, o presidente do Transforma RS, Daniel Randon, defendeu a proposta de criação de um conselho de competitividade, com o objetivo de dar ritmo aos projetos de desenvolvimento do Estado. O conselho seria formado por um Núcleo Executivo, com reuniões mensais. E um conselho ampliado, com a participação de 25 a 30 participantes, com reuniões trimestrais com a participação do governador.
No encerramento Eduardo Leite e Gabriel Souza manifestaram estar alinhados com as propostas do Transforma RS. “Após realizar um ciclo de ajuste fiscal, o próximo mandato deve focar em investimentos que melhorem a qualidade de vida no Estado. O apoio do Transforma RS é essencial para implementação de projetos em diversas áreas e na interlocução com o setor produtivo”, destacou Leite.