A forma portuguesa de usar inovação para promover o turismo

O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Turismo na quinta-feira, 30, estreitou mais os laços entre Portugal e o Rio Grande do Sul.

O diretor-executivo da Nest, Roberto Antunes, apresentou uma masterclass sobre o modelo de digitalização e inovação no setor de turismo em Portugal. Ainda foi realizado um painel com referências do tema no estado, Gabriela Schawn, CEO da rede Swan e vice-presidente do Transforma RS, Amanda Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS, mediado pelo diretor-geral da Setur, Rafael Carniel. O evento foi realizado no Instituto Caldeira e compôs a programação do South Summit Brasil.

De acordo com o diretor português é necessário destacar valores e hábitos locais para transformar a jornada do viajante em algo inesquecível. “O turismo resgatou aspectos culturais, valorização da paisagem, nunca um português se sentiu tão feliz em ser português como agora. Através do turismo recuperamos a nossa moral, vejam a importância disso”, mostrou Antunes. Ele reiterou, também, que é impossível ser um bom ambiente para os turistas, sem antes ter um bom ambiente para os cidadãos. “Só existe turismo quando existe paz. Só faz sentido quando todos os cidadãos puderem participar, nós não queremos que o turismo cause desconforto aos cidadãos”, explicou.

Nesse sentido, ele destacou que a hyper segmentação e personalização das atrações é fundamental. “O turismo de massa morreu. O turista quer histórias únicas, aquilo que não é replicável em outro lugar, fazer turismo no que não é turístico”, relatou. O bom uso dos dados é um diferencial para identificar essas experiências e encontrar pessoas para vivenciá-las.

Movimentos de inovação no turismo gaúcho

No painel sobre inovações no setor, a CEO da rede Swan e vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, falou sobre a importância da geração de uma base de dados para transformar a experiência turística. “Não se faz inovação sem data base, porque o que não se mede não se gerencia. Portugal teve a capacidade de se renovar e fez isso a partir da inovação”, afirmou.

Observatório do Turismo RS

Durante o evento o economista Antônio Pedro Lima, da Setur, apresentou os primeiros painéis interativos de dados estatísticos do setor no Estado — os BIs, plataforma reconhecida internacionalmente para divulgação de informações. Os dados disponibilizados contemplam o cálculo da participação do Turismo no PIB gaúcho, assim como o fluxo de passageiros que chegaram ao Estado por meio da malha aérea e o perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico no RS. Clique aqui para acessar.