Duplicação das rodovias entre Porto Alegre e Caxias do Sul: um obstáculo para o 2º maior polo metalmecânico brasileiro

Mauro Bellini defende a duplicação das rodovias para facilitar o transporte de produtos e promover o desenvolvimento econômico da região

O vice-presidente do Transforma RS e membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo, Mauro Bellini, defendeu a duplicação das rodovias que ligam Porto Alegre a Caxias do Sul. O segundo maior polo metalmecânico e automotivo do Brasil, representado pela empresa Marcopolo, enfrenta obstáculos históricos para levar seus produtos ao mercado internacional e a outras regiões do país.

Dificuldades logísticas na rota entre Caxias e Porto Alegre:

Bellini ressaltou que a falta de duplicação na BR-116 gera problemas sérios. Por exemplo, ônibus biarticulados fabricados em Caxias do Sul precisam ser desmontados para transporte, pois a rodovia não comporta veículos de grande porte em curvas. Isso resulta em custos elevados e atrasos na exportação e venda dos produtos.

As implicações econômicas:

A conexão entre Caxias do Sul e Porto Alegre é vital para as duas principais regiões econômicas do estado. A falta de duplicação dessas rodovias representa um obstáculo ao desenvolvimento econômico e à expansão de oportunidades para a região. A duplicação das estradas é uma necessidade premente que precisa ser atendida.

Soluções em debate:

Durante o evento Mapa Econômico do RS, promovido pelo Jornal do Comércio, líderes regionais destacaram diversas soluções para os desafios logísticos. Entre as principais propostas, a duplicação das rodovias que conectam as regiões locais e com outras partes do estado começou a avançar com a concessão do conjunto de rodovias estaduais ao consórcio CSG. Além disso, a implementação de um terminal rodoferroviário em Vacaria e o projeto acelerado de um novo porto em Arroio do Sal, no Litoral Norte, estão no radar.

Novo Aeroporto de Caxias do Sul:

Um projeto de grande destaque é o novo aeroporto de Caxias do Sul, localizado em Vila Oliva, que deve sair do papel até o final deste ano. Bellini enfatizou a importância dessa iniciativa: “Hoje, por exemplo, 30% das pessoas que chegam ao aeroporto de Porto Alegre vêm para a Serra e as Hortênsias. O novo aeroporto é uma oportunidade de termos uma alternativa não apenas do ponto de vista logístico, mas de atração de novos negócios e investimentos em toda a região.”

A falta de duplicação das rodovias entre Porto Alegre e Caxias do Sul representa um desafio significativo para a região. É imperativo que sejam tomadas medidas para resolver essa questão e permitir que o polo metalmecânico e automotivo brasileiro prospere. O Transforma RS está comprometido em promover esse debate e impulsionar soluções para o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: Jornal do Comércio