O Rio Grande do Sul está no caminho da consolidação de um ecossistema de inovação de nível global. Essa perspectiva é reforçada pela notícia de que será sede do South Summit Brazil pelos próximos cinco anos. “Um evento como esse, que tem o objetivo de conectar startups, empresas e fundos de investimentos, é estratégico e importante para o Estado e o Brasil”, avaliou o presidente do South Summit Brazil e vice-presidente do Transforma RS, José Renato Hopf.
Segundo Hopf, a formalização, pela Espanha, de tornar Porto Alegre sede do evento, até 2027, reforça o resultado positivo da edição na Capital gaúcha, que ocorreu no início desse ano. “Demostra o sucesso do primeiro evento global de inovação realizado na América Latina. Um evento de negócios com inovação”, destacou.
“O Rio Grande do Sul aceita e quer, sim, a realização do South Summit Brazil em Porto Alegre para os próximos cinco anos”, reforçou o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, após conversa com a idealizadora e executiva do evento na Espanha, Maria Benjumea. “Sem dúvida alguma, o Estado e a nossa Capital se colocam no mapa da tecnologia e da inovação mundial”, enfatizou o governador.
O South Summit Brazil é um dos maiores eventos de inovação e negócios do mundo. Nasceu em Madrid, na Espanha, onde se tornou reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema de negócios. Já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos.
A edição brasileira do South Summit 2023 está confirmada para os dias 29, 30 e 31 de março deve ocorrer no mesmo local da primeira edição, ou seja, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
South Summit: O sucesso da primeira edição no Brasil
Considerado um dos maiores eventos mundiais do setor de inovação e empreendedorismo, o South Summit Brazil ocorreu em Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2022. Durante os três dias, cerca de 20 mil visitantes, de 50 países, passaram pelo local, proporcionando ao menos 40 mil contatos. Mais de 500 palestrantes visitaram a Capital gaúcha, sendo 50 deles internacionais.