South Summit Brasil: começa o maior evento de conexão global em Porto Alegre

O South Summit Brasil começa nesta quarta-feira (4), em Porto Alegre, com grande expectativa para os organizadores e os mais de 10 mil inscritos no evento.

Há representantes de 76 países cadastrados para vivenciar a inovação na capital gaúcha ao longo de três dias. São esperados visitantes de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Peru, México, Irlanda, Israel e Argentina. Essa é a primeira edição que ocorre no Brasil. 

O principal objetivo da iniciativa é promover uma conexão entre startups, investidores e empresas e, por meio dessa união, incentivar a inovação, propiciando desenvolvimento econômico e transformação social. De acordo com o presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, o South Summit não atua apenas como um evento, mas, principalmente, como uma plataforma catalisadora, para atração de capital e conexão global. Essa é a grande diferença, fazer com que a maré suba e todos os barcos subam junto”

Segundo ele, que também é vice-presidente do Transforma RS, cerca de 90 fundos de investimentos confirmaram participação, com uma carteira de US$ 62 bilhões para aplicação na América Latina. “Será o maior evento de inovação já realizado em território latino-americano. Vai ser muito importante para que o Rio Grande do Sul se posicione de uma maneira diferente e também mais um passo para que Porto Alegre se torne a cidade das startups. Esse movimento causará impacto no nosso ecossistema de inovação e, porque não, em todo o Brasil, de forma descentralizadas”, projeta.

Cenário atual

Hoje, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro em número de startups, com 61% delas instaladas em Porto Alegre. Dados da pesquisa “RS Tech: Uma Fotografia do Ecossistema de Inovação do Rio Grande do Sul”, realizada pelo Instituto Caldeira e a plataforma Distrito, em 2021 foram mapeadas 661 startups no RS – contra 422 em 2019. “Temos o melhor índice de startups per capita do Brasil, mas precisamos ter acesso à capital, caso contrário, não se consegue investir. E inovação é uma sacada com timing, precisamos desse capital para poder fazer o processo. Outro ponto é a necessidade de uma conexão global, os negócios são cada vez mais globais. Então, são grandes os desdobramentos”, ressalta Hopf.

A expectativa é de que cinco edições do South Summit Brasil sejam realizadas em Porto Alegre. “Inovação só existe com colaboração e toda a sociedade gaúcha, muita gente do Brasil como um todo, está apoiando o evento”, finaliza.


South Summit Brasil em números

10 mil inscritos de 76 países

Mais de 520 palestrantes – 50 deles internacionais

Competição envolvendo 50 startups

12 mil metros quadrados 

Cinco palcos distribuídos em três armazéns.

Confira a entrevista concedida por José Renato Hopf sobre o South Summit Brasil ao programa Gaúcha Atualidade: