Randon: investimentos em energias renováveis e Prêmio ESG

ESG Randon

Conectado aos compromissos ESG, o grupo Randon projeta investir em torno de R$ 100 milhões, até 2030, em geração de energias renováveis para abastecer suas unidades industriais. O plano está alinhado com a meta de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção.

A primeira entrega no Brasil, de uma série de projetos em todo o mundo, é uma usina fotovoltaica com cerca de 2,3 mil painéis solares, que ficará instalada no Centro Tecnológico Randon (CTR), na cidade de Farroupilha.

A planta em estruturação, que deve ser concluída até dezembro deste ano, está recebendo aportes de cerca de R$ 7,2 milhões e atenderá 100% da demanda de energia do próprio CTR para os próximos 25 anos.

“As ações visando a sustentabilidade sempre foram prioridade para a companhia. Damos um passo importante para alcançar as metas que nos comprometemos, enfrentando os desafios globais e do negócio, além de contribuir para a economia e para um mundo melhor”.

Sérgio Carvalho, CEO das Empresas Randon

A iniciativa ainda busca garantir a capacidade instalada no local para o desenvolvimento de projetos voltados para a mobilidade elétrica, possibilitando que todos os veículos desenvolvidos e testados no Centro Tecnológico utilizem energia limpa.

Além disso, cerca de 30% da energia gerada também atenderá a área de Expedição da Randon Implementos, localizada no complexo industrial do grupo no bairro Interlagos, em Caxias do Sul.

A RTS Industry, unidade da companhia focada na estruturação de projetos de robotização e automação industrial, será responsável pela entrega e desenvolvimento do modelo em outras unidades das Empresas Randon no Brasil e em outros países. “Movimentos como esses reforçam nosso propósito e compromisso com sustentabilidade” destaca o presidente do grupo, Daniel Randon, que lidera o Comitê de ESG da companhia.

PRÊMIO ESG

As Empresas Randon receberam o Prêmio Melhores do ESG 2022, reconhecimento sobre práticas sociais, de sustentabilidade e de governança corporativa promovido pela Revista Exame. A companhia foi vencedora na categoria de Bens de Capital e Eletroeletrônicos juntamente com duas outras empresas brasileiras.

Sobre os próximos passos em sustentabilidade, segundo o presidente do grupo, Daniel Randon, estão duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025; zerar acidentes graves; zerar a disposição de resíduos em aterro industrial e o lançamento de efluentes até 2025 e ampliar a receita líquida consolidada anual gerada por novos produtos.