GovTech: Brasil avança na oferta de serviços públicos digitais

O País  está na 7ª posição, segundo o Ranking GovTech Maturity Index, do Banco Mundial, que avaliou a transformação digital do serviço público em 198 nações.

Na frente de todos os países das Américas, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como 7º líder mundial em governo digital. O ranking GovTech Maturity Index 2020 apurou que o país está entre os top 10 e, nesse grupo, à frente da Austrália, Noruega e Canadá. O Brasil perde para a Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido.

A transformação digital no governo faz parte de uma gestão pública eficiente, um dos principais eixos de atuação do Transforma RS. Isso significa oferecer um serviço de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão, para melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham no país.

O potencial da transformação digital no setor público é enorme. Com a automação de serviços, o país reduz substancialmente as suas despesas anuais e torna a vida do cidadão mais fácil. Monitora-se melhor a oferta desses serviços e suas melhorias, tornando mais direta e transparente a relação do Estado com os brasileiros.

Serviços públicos na palma da mão

Segundo o Ministério da Economia, responsável pela digitalização da administração pública, a criação da plataforma Gov.br, que entrega serviços digitais, pesou na pontuação. Cada pessoa pode usar a conta Gov.br, por exemplo, para acessar serviços do SUS, inscrição no ENEM, consultar a CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS.

“A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma Gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira. Em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão. O Gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo”, destaca a pasta.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo, aprimoramento da prestação de serviços, integração do engajamento do cidadão e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação.

“O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: auxílio-emergencial, Meu INSS, seguro-desemprego e seguro-desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o Pix”, observa o Ministério da Economia.

Fontes:

Banco Mundial

Ministério da Economia

CNN Brasil