Videoconferência: “Custo Brasil & Competitividade”

A videoconferência “Custo Brasil e Competitividade” reuniu lideranças empresariais do Estado para tratar do tema com o CEO do Projeto de Redução do Custo Brasil do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima.

O Encontro foi realizado pelo Transforma RS e conduzido pelo seu presidente, Daniel Randon, e pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Lima ouviu dos empresários gaúchos tanto as dificuldades enfrentadas quanto as sugestões para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico brasileiro. Ele falou sobre os principais pontos que estão sendo tratados no governo federal para a melhoria contínua da competitividade e garantiu que é fundamental a participação empresarial.

O Custo Brasil, afirmou Randon, afeta diretamente a economia e tem fortes impactos sociais. É estimado em R$ 1,5 trilhão por ano – 22% do PIB. “Para resolvê-lo é preciso que Executivo e Legislativo enfrentem de frente os problemas e encaminhem as medidas necessárias, levando em conta as realidades dos setores produtivos”, defendeu.

“Precisamos acelerar as reformas, como a tributária e administrativa, para que o país possa ser ágil e competitivo”, destacou Gerdau, lembrando que o Brasil onera sua produção por ter impostos cumulativos e pelos custos de logística devido à falta de investimentos em infraestrutura.