Governo do Estado apresenta resultados na área de gestão pública e governança

Reunião proposta pelo Transforma RS contou com a participação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, do Ipê Saúde e da Procergs

Na noite da segunda-feira (28/11), o Transforma RS promoveu uma reunião com representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, do Ipê Saúde e da Procergs para discutir sobre a profissionalização da gestão pública e governança e apresentar os resultados já obtidos pelo Governo do Estado nessa área. O encontro ocorreu no Swan Generation, em Porto Alegre. Participaram o diretor-presidente da Procergs, José Antônio Costa Leal, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, e o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene.  Pelo Transforma RS estavam presentes o CEO, Ronald Krummenauer, o presidente, Daniel Randon, os vices José Galló, Bruno Zaffari, Humberto Busnello, Daniel Santoro, José Renato Hopf, Gabriela Schwan, Júlio Mottin Neto, Renata Grazziotin e Walter Lídio Nunes.

Na abertura do evento, Randon destacou que o Transforma RS defende a eficiência da gestão pública e, para que se obtenha resultados com esse trabalho, ele acredita que é necessário continuidade e visão de longo prazo para os processos implementados. O dirigente também colocou a estrutura do Transforma à disposição dos gestores públicos para colaborar nesse trabalho.

Na sequência, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal apresentou os resultados da pasta nos últimos anos e como foi o trabalho de reorganização da secretaria com foco na gestão e eficiência dos processos. Durante sua exposição, Gastal destacou a transversalidade dos serviços prestados pelo governo, a eficiência do sistema de governança em vigor hoje no Estado, assim como o fato da atual gestão não perder o foco no cidadão. “É para ele que estão direcionados todos nossos esforços”, reforçou.

O secretário acrescentou ainda que a consolidação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), em âmbito estadual, tem contribuído de forma decisiva para o sucesso das ações do governo. “Se hoje eu tivesse que eleger uma iniciativa como responsável pelos bons resultados que estamos obtendo, destacaria o CSC, pelo grande impacto que tem na desburocratização dos serviços”.

A fala seguinte foi do diretor-presidente da Procergs, José Antônio Leal, que apresentou os resultados ao longo da atual gestão, a partir do programa de transformação da companhia. Na ocasião, foram mostrados os principais números da empresa, bem como as diversas ações desenvolvidas para dar suporte ao Governo no processo de Transformação Digital do Estado. Entre elas, Leal citou a plataforma digital criada com diversos serviços voltados ao cidadão, soluções de monitoramento para segurança pública, delegacia online, farmácia digital, APP Escola RS, entre outros.

O trabalho desenvolvido recentemente conquistou reconhecimento nacional. O Governo do Estado foi o campeão do Prêmio Excelência em Governo Digital 2022, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O case gaúcho obteve a maior distinção da premiação, que é o Prêmio Especial Abep de Excelência em Governo Digital, tendo vencido ainda na categoria Melhor Solução de Governo Digital para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19.

O trabalho do IPE Saúde foi apresentado pelo presidente Bruno Jatene. O dirigente trouxe números para expor as dificuldades enfrentadas pelo órgão, como pirâmide etária dos usuários incompatível com modelo de cobrança, quadro de pessoal insuficiente, limitação tecnológica para promover alterações de grande porte, descontrole orçamentário e insatisfação dos usuários. Janete apresentou o plano que vem sendo desenvolvido para enfrentar esses desafios, que envolve reestruturação das despesas, modernização operacional e reformulação das fontes de financiamento. Entre os resultados já obtidos, ele citou o passivo junto aos prestadores, que caiu de R$ 650 milhões para R$ 200 milhões, a força de trabalho que aumentou de 32 para 78 servidores efetivos, quebra de paradigma no modelo contratual, entre outros resultados.

(Com informações: assessoria de imprensa da Procergs)