A obra do aeroporto tem investimentos previstos de R$ 200 milhões. O terminal será erguido em Caxias do Sul, mas atenderá a 53 municípios, sendo estratégico ao desenvolvimento econômico regional.
O lançamento do edital de licitação dos projetos foi oficializado na última sexta-feira, pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. “Trata-se do maior investimento da aviação regional da nossa história, que será feito por intermédio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Uma briga de muitos anos, um pleito antigo, para uma região de extrema importância para o Rio Grande do Sul, com potencial enorme da agroindústria e do turismo”, destacou o ministro.
O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, participou da cerimônia virtual de lançamento do edital e destacou a importância de investimentos na área de infraestrutura para que o Rio Grande do Sul retome a competitividade.
“Nos orgulhamos de ser um estado empreendedor e esse aeroporto vem para alavancar nosso setor metalmecânico, todo o potencial do turismo e outros serviços que o RS oferece”, avaliou Randon.
Também participaram do evento o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) e os prefeitos de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, e de Gramado, Nestor Tissot, além de representantes do comércio e de empresas da região.
A abertura das propostas está prevista para 30 de junho. Serão 12 meses para a empresa contratada executar os projetos, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.